Portugal à Lupa: Galeria da Biodiversidade

Portugal à Lupa: Galeria da Biodiversidade

Mais um mês, mais um cantinho português! No segundo episódio desta rubrica apresentamos-te a Galeria da Biodiversidade, inaugurada no dia 30 de junho de 2017, e instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto. 

 

A Galeria pertence ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e nasceu da estruturação da Casa Andresen, uma das duas casas que estão presentes no Jardim Botânico. É um espaço lindo, envolto por jardins arranjados e pequenas fontes, ideal para uns passeios românticos.

O interior da Casa Andresen é espantoso! Eu não conhecia o antes deste espaço, mas digo-vos que o depois está muito bom, a exposição permanente é muito boa, adequada para miúdos e graúdos, experts ou não em biologia, mas acima de tudo para os curiosos. O espaço está dividido em 15 áreas temáticas e 49 módulos expositivos, que permitem, alguns, ter algum tipo de interação. Entre outras atividades, vais poder comparar o teu batimento cardíaco ao de um rato e ao de uma baleia! Podes sentar-te ao lado de Darwin e também ver o impacto da manipulação genética em alimentos do nosso quotidiano.

Até ao dia 29 de Abril de 2018, se visitares a Galeria, aproveita para ver também a exposição temporária da National Geographic: Photo Ark. Trata-se de um projeto fotográfico de Joel Sartore que pretende criar o maior arquivo fotográfico de espécies animais. Com isto, o fotógrafo também pretende alertar para as muitas espécies que estão em perigo de desaparecerem por completo. 

De uma forma geral, a Galeria da Biodiversidade é um espaço que vale muito a pena ser visitado, mas a exposição do Photo Ark deixa um pouquinho a desejar… As fotografias são fantásticas, no entanto para as sete mil que Joel Sartore já tirou, esperava uma exposição mais longa… De qualquer forma, se fores ao Porto (ou se fores de lá), aproveita para passar no Jardim Botânico e visitar as exposições permanente e temporária da Galeria. O bilhete de adulto custa 5€ e, caso queiras visitar também a exposição temporária, pagas 9€. Tem desconto de estudante, por isso se o fores, não te esqueças do teu cartão! 

Deixamos-te aqui um pequeno vídeo da nossa visita à Galeria e à exposição Photo Ark 😉 

 

 

E agora, já ficaste curioso(a) para ir lá? Quando lá fores deixa-nos um comentário com a tua opinião!

Beijinhos,

P.

 

P.S. Já subscreveste? Insere o teu e-mail e és notificado cada vez que temos novidades! Também estamos no instagram em @triodavidairada e no facebook.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *